segunda-feira, 19 de março de 2012

O Pequeno Príncipe: crítica

Sim, eu estive lendo livros de criança. Porém, lá no fundo, eu ainda me considero uma, então não fez muita diferença. Essa obra de Saint-Exupéry transborda sinceridade, mensagens subliminares e doçura. A história é contada por um homem grande (lê-se adulto) que cai com seu avião no deserto, e encontra o Pequeno Príncipe lá. O menino conta a ele sobre todas as suas aventuras, e os dois acabam cativando-se. É incrível como um suposto livro para crianças faz tanto sentido para mentes adolescentes e adultas; já que os ensinamentos que são passados contém surpresas nas entrelinhas. Claro que a mente infantil não consegue captar essas metáforas escondidas, e é por isso que quando você já está crescido e lê, se emociona tanto. É doce e singelo o jeito que o Pequeno Príncipe cuida e protege sua flor (que eu interpretei como uma metonímia que represente as mulheres), e o modo que ele aprende com a raposa sobre como cativar alguém (que eu interpretei como o amor, em todas as suas formas). Com certeza, depois de ler esse pequeno conjunto de lições em forma de livro infantil, passarei a me preocupar mais com o que antes me parecia invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas sempre são construtivas... certo?